domingo, 8 de maio de 2011

A CULTURA BRASILEIRA PRECISA DE EDUCAÇÃO...




UMA ANÁLISE: A MÍDIA CRITICA E NÃO DIZ NADA

( Lailton Araújo )


A cultura do Brasil precisa de que? Talvez de educação. Talvez ainda mais de liberdade em relação à Brasília. A arte não deve ser politicamente correta. Pode ser politicamente artística... Beber da fonte do Estado pode causar mal estar, intoxicação na criação e disseminação de um vírus chamado: inércia brasileira ou Brasilis inercis”.

A ministra Ana de Hollanda está sofrendo da doença “Burocratis gabinetis”, contraída nas últimas gestões do Ministério da Cultura. A comentada ministra (e que sofre protestos de uma mídia - estranha) foi funcionária do alto escalão da Funarte, e sabe que a doença contagia - de forma direta - os funcionários de carreira, e deixa enfermos os novos servidores (bem intencionados) que pretendem desinfetar a máquina cultural, contaminada pelo vírus em questão, e um gabinete em fase de contrair a bactéria mortal para a cultura: “Lobystiquis empresarius”.

O que está em questão: qual o papel da ministra Ana de Hollanda no governo da presidente Dilma?

1. Será que é servir aos amigos e aliados da “Ala Gilberto Gil / Juca Ferreira”, e a política “libera tudo”, de qualquer jeito e politicamente correta, para as massas, sem critérios do que é arte e a serviço da Internet e seus tentáculos, mesmo que o conceito da arte diga que nem tudo que se cria, ou criação, é arte... A criatura “Artis brasilis” agradece! A máquina estatal fica menos culta!

2. Será que é ter autonomia, como artista, cantora, irmã de um gênio da MPB, longe das influências pessoais de uma classe privilegiada de artistas (que deixaram suas marcas de contribuição) e outras, em fase de reconhecimento, abandonados nos confins do país, sem quaisquer formas de incentivos por parte dos poderes governamentais e áreas privadas. As associações de classes autorais (via Ecad), empresários artísticos, produtores culturais, OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) e a mídia brasileira de direita, centro e esquerda, cobram mudanças e não mudanças. Mas, que mudanças e não mudanças querem quem coloca e se omite de colocar, a “boca no trombone”? As cobranças e não cobranças são confusas... A arte pode ser politicamente artística! Será que a arte também pode ser politicamente correta e artística ao mesmo tempo? Como se pode servir à nação (a ministra é uma servidora pública) tendo em uma mão a água, e na outra, o fogo? Como ser imparcial e dá continuidade às políticas das últimas gestões ministeriais, tendo a autonomia da marca da presidente Dilma, e a cara da ministra Ana de Hollanda? O balanço cultural e as dívidas deixadas por gestões anteriores precisam vir a público, doa a quem doer! É ético... Não se deve ter medo do passado!

Os novos tempos parecem com a Idade Média: queimam-se bruxas! Quem é a famosa bruxa no subconsciente da mídia brasileira? Talvez aquela que possui uma inteligência acima da média! A ministra Ana de Hollanda parece ser a mulher diferente do padrão burocrata e ineficiente, que habita o reino do vírus “Brasilis politics” e da bactéria “Midis sacanis”. Mas, Ana de Hollanda e seu gabinete estão engessados! Será que contraíram o vírus “Brasilis inercis”. Pode ser que sim, pode ser que não... Só ela - a ministra Ana de Hollanda - pode responder... Ministra da Cultura também pode colocar a “boca no trombone”!

"Sou músico, produtor artístico e compositor... Gostaria de ouvir alguns solos musicais, executados pelo trombone da ministra Ana de Hollanda. Eu confio na ministra... Acho que a presidente Dilma, também confia!"




sábado, 26 de março de 2011

GRUPO NOHGÁTIKUS - PONTO DE PARTIDA





PRIMEIRO SINAL DO SESC CONSOLAÇÃO

ESTREIA O ESPETÁCULO DE TEATRO PONTO DE PARTIDA

Dia(s) 28/03, 29/03, 04/04, 05/04, 11/04, 12/04, 18/04, 19/04


O projeto Primeiro Sinal, do SESC Consolação, abre espaço para primeiras produções de artistas em experiências diferenciadas, que estimulem a reflexão pelo espectador seja através da dramaturgia, da performance, da interpretação ou mescla de linguagens, buscando oferecer visibilidade a distintas e novas formas de pensar a poética teatral contemporânea.

No dia 28 de março, segunda-feira, às 21h, o Grupo Nohgátikus estreia o espetáculo Ponto de Partida, com direção de Pedro Braga. Nesta montagem, adaptação da peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, o grupo se utiliza das formas e princípios orientais do Teatro Noh, (forma clássica do teatro oriental), para montar um texto brasileiro da década de 70, e discutir os limites da criação artística construindo pontes entre o Japão medieval e o Brasil deste período.

Parábola da morte de Vladimir Herzog em 1975, Ponto de Partida fala do corpo de um poeta que pende de uma árvore na praça de uma aldeia medieval. A morte de um homem-livre perturba toda a população, pois ninguém acredita que alguém tão amante da vida e das pessoas pudesse pôr fim a própria existência. Com sua morte, inicia-se um inquérito para saber se foi suicídio ou assassinato. Através de uma fábula trágica, Guarnieri discute temas como os mecanismos de ação do poder e a potência transformadora da arte e da luta pela liberdade.

“A escolha do texto de Gianfrancesco Guarnieri tem relação com a busca de um diálogo aberto entre o passado e o presente, a tradição e a forma contemporânea. Se por um lado pretendemos relembrar a morte do jornalista, morto há exatos 35 anos, por outro desejamos remexer nesse assunto tão delicado e atual, que é o silêncio de uma população diante de um crime”, declara
Pedro Braga.Com dois anos de existência e pesquisa vertical no campo das artes cênicas, o Grupo Nohgátikus já produziu duas peças: ‘Anima’ (2009) e ‘Ponto de Partida’ (2010). Surgido através da união de artistas provenientes de três escolas de teatro, o Departamento de Artes Cênicas da USP, o Instituto de Artes da UNICAMP e a SP Escola de Teatro.

O grupo é dirigido por Pedro Braga, formado pela ECA/USP no Bacharelado de Direção Teatral, cuja pesquisa, financiada pela FAPESP e orientada por Antônio Araújo, ganhou menção honrosa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP e originou o presente trabalho O Teatro sobre as Pontes: a Encenação Intercultural de Ponto de Partida.Além dele, músicos e iluminadores, aprendizes da SP Escola de Teatro, e atores da ECA/USP e do Instituto de Artes da UNICAMP, formam o Nohgátikus, cujo foco da pesquisa têm sido a questão: ‘Quais os limites, em termos do alcance da linguagem, do fazer teatral?’.

Em ‘Anima’, peça produzida ao longo do ano de 2009, o grupo partiu do livro ‘Um Sopro de Vida’, de Clarice Lispector, e através da presença de duas atrizes em cena, interpretando uma autora e a sua personagem, discutia metalinguisticamente o que é criar e qual o domínio do autor sobre a sua obra.




SERVIÇO


SESC Consolação
Espetáculo - Ponto de Partida

Direção Pedro Braga
Com Os Nohgátikus
Rua Dr. Vila Nova, 245
Espaço Beta- 3° Andar - São Paulo - SP
Temporada de 28 de março à 19 de abril
Segundas e terças às 21h
48 lugares - todos sentados
O público pode escolher sentar em almofadas no chão
Duração - 1h30'
Dia(s) 28/03, 29/03, 04/04, 05/04, 11/04, 12/04, 18/04, 19/04
Não recomendado para menores de 14 anos
Preços - R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 / R$ 2,50
Sessão extra dia 12 de abril às 15h
(Terceira Idade e Classe Artística)
Ingressos já estão à venda pela Rede Ingresso Sesc
R$ 10,00 / R$ 5,00 / R$ 2,50

Encontro - atividade formativa
Dia 06 de abril das 13h30 às 17h30
Sala Delta - 7 andar
À venda pela rede Ingresso Sesc: R$ 4,00 / R$ 2,00 / R$ 1,00


FICHA TÉCNICA - PONTO DE PARTIDA


Adaptação da peça homônima de
Gianfrancesco Guarnieri


Elenco
Carlos Gontijo, Juliana Ladeira, Larissa Alvanhan, Natália Sanches, Tiago Nogueira
Cenografia e Encenação
Pedro Braga
Desenho e Operação de Luz
Lira Alli
Figurinos e Caracterização
O Grupo
Músicos
Mariana Paudarco, Pepi Oliveira e Vitor Djun
Produção
Larissa Alvanhan e Pedro Braga
Produção Executiva
MPOS Produções - Lailton Araújo e Manoel Pacífico


Confecção das Máscaras
Murilo De Paula
Confecção dos Figurinos
Ray Lopes, Ilza da Silva Santos e Silvana Carvalho
Fotografia de Divulgação
Dhyana Mai
Fotografia de Cena
Isabela Figueiredo e Samara Takashiro
Marcenaria
Zito Rodrigues e Carmo Medeiros
Trilha Sonora
Vitor Djun
Músicas Originais
Sérgio Ricardo e Gianfrancesco Guarnieri


AGRADECIMENTOS


A Alice K., Anna Dulce Sales, Antônio Araújo, Bernardo Schmidt, Cléo Moraes, Deborah Rocha, Gabriela Itocazo, Ivan Lemos, Kuka Batista, Laerte Késsimos, Letícia Pillati, Nádia Gebara, Mariana Guedes, Mon Liu, Neusa Mitiura, Otávio Dias, Talita Rebizzi e Tatiana Abitante.

A todos os alunos, professores, funcionários e faíscas do Departamento de Artes Cênicas da USP e da SP Escola de Teatro que, de alguma forma, ajudaram a tornar este projeto possível.




domingo, 16 de janeiro de 2011

O BRASIL CHORA EM JANEIRO DE 2011




RIO DE JANEIRO, JANEIRO DE RIO...

( Lailton Araújo )


A consciência política e social de cada cidadão nasce com ele ou é repassada através dos aprendizados no dia a dia. O bem ou o mal depende da ótica política... A história mostra que essa disputa sempre existiu, e desde que o ser humano disputava uma “carcaça”, da carniça que sobrava... São milhares de anos de pré-história e agora história ou estória, ou então: era uma vez...

O Rio de Janeiro vive um dos momentos mais tristes de sua história. Foram anos de aprendizados com outras tragédias, e os mesmos erros continuaram. Existiram campanhas de conscientização sobre tragédias, nos anos passados, e o “turismo cego”, capitalista, oportunista, continuou (e continua) incentivando de forma criminosa, a aglomeração de pessoas em pleno verão, em regiões perigosas, tipo “calha d’ água”, em período de muita chuva e possível tragédia... A natureza é cega, desumana, não nutre qualquer sentimento de compaixão e segue seu rumo diário modificando o planeta Terra! É assim há bilhões de anos... Todas as pessoas envolvidas no evento catastrófico sabiam que poderia ocorrer algo assim, no mês de janeiro 2011? Talvez sim... Talvez não! Para a conscientização de um povo existe um governo eleito ou não... No Brasil aconteceram eleições! Esse citado governo foi eleito democraticamente e é responsável pelo seu povo! Portanto ele tem responsabilidade e deve ser cobrado até de forma judicial, indenizações em forma de dinheiro e amplo apoio logístico às populações atingidas pela suposta “tromba d’ água”.

A natureza está acima do bem ou do mal... O ser humano vem aprendendo o que é o bem e o que é o mal. As encostas das serras fluminenses desceram com o alto volume de chuvas. Ceifaram vidas! Para quase todos os seres humanos, a natureza foi má! Ela trouxe a morte! A destruição (aos olhos do ser humano) está em toda a parte. Será que natureza não renova a vida? Os cursos dos rios sempre estiveram e estão sendo moldados de acordo com os índices pluviométricos. As áreas férteis das várzeas dos rios são revitalizadas com o material orgânico trazidos pelos cursos (novos e antigos) d’ água. É a nova vida nascendo da extinta vida! Assim é a natureza... Ela toma o seu espaço independente das conseqüências!

Cabe ao ser humano (um dos componentes da natureza) aprender as velhas lições de sobrevivência. O bem estar e segurança de um povo deve ser a meta de qualquer governo. Fechar os olhos para as adversidades climáticas da natureza é falta de responsabilidade de qualquer pessoa. Os governos e as pessoas são cúmplices nas parcerias caóticas, das mudanças climáticas e uso desordenado do solo, nas velhas e novas cidades do Brasil e resto do planeta. O ser humano chora! A natureza apenas continua sendo a natureza...




sábado, 8 de janeiro de 2011

CUIDADO! A DENGUE MATA...





DENGUE, DENGOSO, MOSQUITO EU SOU

( Lailton Araújo )


Mamãe! Quando eu crescer quero ir ao topo
E sair em todos os canais da mídia moderna
Igual a você, mosquito da dengue... Famoso!
Que pica o povo do condomínio ou da favela


Vão dizer que sou mais um mosquito medroso
Por falar que favela não é lugar de mortandade
Lá se queima um bagulho no mosquito dengoso
E as crianças sobrevivem. Viva a comunidade!


O “fumacê” virou na contramão, sem uma meta
“Saci-pererê” fumou, baseado na forma amadora
Sou assim! Sou Aedes aegypti. Dengue na certa!
Ai de ti! Não é dengo... É epidemia assustadora


PAC deles, abandono, conversa fiada e picadas
Trinta e cinco mil sofrem aqui no Rio de Janeiro.
Quarenta pessoas embalsamadas... São almas!
Sofridas, penadas, por descaso do embusteiro


Mamãe! Quero ser um mosquito bem valente
É melhor que ser aquele vampiro impostor...
Livre em 2010... Bebo sangue! Mato gente!
Sem prevenção, sem direção... Aqui eu estou!




quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UM CIDADÃO DE FICHA LIMPA E COMPETENTE...





Texto do Site Oficial


José Candido nasceu em Sabino, no interior de São Paulo. Mais velho de quatro irmãos, assumiu o sustento da família aos 11 anos, ao ficar órfão. Trabalhou até os 21 anos nas lavouras da Alta Paulista. Foi diretor-fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriente e depois fez um curso de torneiro mecânico no Senai de Marília.

Em 1969 mudou-se para o bairro de Itaquera, em São Paulo, e, dois anos depois, foi para Suzano. Morou no Jardim Luela, pagando o aluguel de sua moradia e, em 1974, fixou-se no Jardim Revista. Neste bairro fundou a comunidade católica, da qual foi patrono da 1ª formatura, e ajudou a construir o centro comunitário, espaço onde as famílias se reuniam. Indignado com a situação no bairro, passou a cobrar melhorias. "Quando cheguei com minha família, não tinha água, luz, asfalto, não tinha nem padaria."

Em 1982, José Candido disputou sua primeira eleição. Faltaram poucos votos para se tornar vereador, mas virou uma liderança. Começou a ser procurado por moradores de outros bairros para encaminhar demandas. Em 1988, disputou sua segunda eleição, de novo para vereador, pelo PT. E saiu vitorioso. Tomou posse em 1º de janeiro de 1989.

Na Câmara passou a ser o representante dos moradores mais carentes, que viviam em áreas quase sem nenhuma estrutura. Mais do que isso, lutou pela regularização de bairros da divisa com Itaquaquecetuba e Mogi, que viviam uma situação indefinida: não sabiam a qual cidade pertenciam. Ajudou a levar água, luz e asfalto para essas famílias. Foi reeleito vereador mais duas vezes, tendo lugar na Câmara de 1989 a 2000.

Ao deixar a Câmara Municipal, em 2000, José Candido expandiu sua atuação. Coordenou por cinco anos o PT na macroregião do Alto Tietê. Militante na questão racial, ajudou a fundar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim (em Suzano), além de ter participado do Grupo União e Consciência Negra e do MNU (Movimento Negro Unificado).

Preocupado com o meio ambiente, defendeu a preservação do Tietê, sem esquecer das pessoas que viviam às margens do rio e mantendo a luta por moradia digna de quem é ribeirinho.


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domingo, 19 de setembro de 2010

O QUE REPRESENTA UM TIRIRICA NA DEMOCRACIA?







OPINIÃO DO BLOG "PERNAMBUCO E O MUNDO"

( Lailton Araújo )


E falam que existe democracia no Brasil! Cassação? É uma crueldade para com o palhaço! Até na Roma Antiga, o palhaço era poupado da degola dos “Neros da Vida”. No Brasil castram-se até as palhaçadas do palhaço...

E o povo fica calado! Se correr o bicho pega! Se ficar o bicho come! E o direito ao voto no palhaço? E o direito ao voto na palhaçada? E o direito ao voto no deboche? Onde está a democracia? A seriedade no Brasil confunde-se com hipocrisia...

No Brasil, o Estado de Direito começa e termina no “eu” absoluto! O Estado Francês (li algo hoje) persegue até ciganos... Aqui em São Paulo (segundo o Blog "Poder Online") perseguem-se palhaços, semi-analfabetos, negros, mulatos, nordestinos e palhaços por vocação e simpatia! O promotor em destaque, na matéria do link acima, deveria perseguir quem não cumpre a verdadeira democracia: o poder judiciário! Este não é sério no meu entender (é apenas um hipótese... pensar também é crime?), pois tem dois pesos na balança do direito!

Os próprios meios de comunicações sabem que cada juiz, advogado e promotor analisam cada caso em cima da “ótica cega da lei”. O “Direito Penal” não é uma ciência exata, assim como não deveria ser a democracia, o circo, o pão dado ao povo, a arena romana dos tribunais, as piadas velhas e antigas do palhaço e um “Tiririca da Vida”. Deixem o palhaço em paz! Estou rindo... (rsrs)




quinta-feira, 5 de agosto de 2010

VIOLÊNCIA... ATÉ QUANDO?




A MULHER É A MÚSICA E POESIA DA CRIAÇÃO!

( Lailton Araújo )


Hoje não é o Dia Internacional da Mulher - data para reflexão e cobranças. Não é dia de festa e de homenagem à mulher. É dia de entender a atual situação das mulheres nos continentes ditos civilizados ou não, e as políticas sociais em benefício do sexo feminino.

Não é dia de brinde às mulheres rainhas, princesas, operárias, estudantes, atrizes, cantoras, compositoras, pintoras, professoras, senadoras, deputadas, juízas, advogadas, médicas, enfermeiras e escritoras. Não é dia de brinde para as mulheres que vivem à margem da sociedade. São presidiárias (inocentes ou não), escravas (esperando a alforria), prostitutas maiores e menores, analfabetas, portadoras de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e outras que trabalham na cidade e no campo - sem as mínimas condições trabalhistas. São mulheres que sofrem de uma doença crônica moderna: a discriminação. Elas estão aprendendo a lutar pela sobrevivência e cidadania. São mulheres com alma, esperança, poder de sedução, poder de mudança, de educação, e aprendizes nas sociedades machistas. Não se brinda com sangue... Sangue não é vinho ou outra bebida para um brinde de festa! Matar uma mulher por suposto adultério, ou mesmo, um adultério verdadeiro é medieval... A política externa do Brasil precisa ser revista, e afastada de qualquer país que tenha como lema "dente por dente, olho por olho". Estamos em 2010! Os tempos são outros... Religião e Estado devem ser separados...

O brilho da mulher está em todos os lugares. Brilha a mulher negra, branca, amarela, vermelha, azul e até a transparente - moradora das comunidades opacas. Brilha ainda a mulher amante, esposa, namorada, que apenas fica, amiga, inimiga, conselheira, confidente e inconfidente, mãe, tia, avó, filha, neta, nora, irmã, prima e mulher primazia. Viva a mulher! Viva a mãe da terra, da água, do ar, do fogo! Viva a mãe africana, européia, asiática, americana, brasileira, santa, profana, do terreiro, do templo budista ou judeu, evangélica, com ou sem religião, feminina ou não - apenas mulher!

O planeta Terra (talvez um dia) será outro planeta na visão da poesia. Quando? Na medida em que o Ser Humano Homem perceber a importância vital do Ser Humano Mulher. E para felicidade geral das nações e dos poetas, acontecerá a verdadeira transformação na sensibilidade masculina. Serão os caminhos da perfeita harmonia tão perseguida na arte? Tomara... Hoje, o mundo se envergonha pela cultura machista de perseguição ao sexo feminino! Brasil abra os olhos! Não seja míope... Mulheres foram assassinadas nos últimos meses! O presidente Lula ficou calado... Qual o motivo?


LEIA MAIS – VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER